quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PICTURE POSERS

Ein Gedi, Israel

Bentota, Sri Lanka

Sarajevo, Bosnia


Dinho é redator publicitário. No trabalho, traduz idéias em palavras e nos momentos de ócio, em fotografias. Como escrever é seu ofício, o texto abaixo é dele e conta um pouco como surgiu a idéia de colecionar imagens de gente fotografando gente.

"Tudo começou da seguinte frase "pra que tirar uma foto dessa catedral com a minha câmera tosca se eu posso comprar um cartão postal dela toda lindona?" Traduzindo: se é para registrar essa catedral com a minha câmera, que seja de um jeito divertido e fotograficamente despretencioso. Daí veio o nome: amateur pictures of people posing for amateur pictures. O bom desse nome é que desculpa a falta de técnica por parte do fotógrafo logo de cara, e abre a brincadeira pra qualquer tipo de lente - da Leica ao celular. 
Fato é que eu pisei em mais de 30 países nos últimos 4 anos, e aos poucos esse passa-tempo bobo de capturar os "posers"  virou um tick irreversível, e quando me dei conta tava com mais de 1,000 fotos no computador. Aí veio a pergunta: "e agora, José?" Como um bom internerd, José respondeu: "meu filho, faz um site sobre a parada e vê se coloca um botão de 'submit' pra que todo mundo consiga enviar posers". O site foi feito a 6 mãos: 2 de Ricardo Wolff, 2 de Gabriel Mattar e 2 de Michell Zappa. Já as fotos... essas tão estão chegando dos 4 cantos do planeta."

E será que ainda tem gente que pensa que fotografia é coisa só para fotógrafos?
Pra pensar na questão, entra no site: http://www.pictureposers.com/

Um comentário: