quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DUBAILAND




Sexta passada, Aleix Plademunt, um cara de 30 anos considerado um dos fotógrafos jóvens mais talentosos aqui na Espanha, apresentou seu trabalho na escola onde estudo (Grisart, Barcelona). Para o espanto de muita gente, por sua pouca idade, ele consegue viver dos seus projetos e viaja com eles pra todo canto do mundo. Todos os seus trabalhos até agora nasceram de uma inquietude: investigar a relação do homem e o espaço, seja urbano ou natural. Em suas fotografias, quase não aparecem pessoas, entretanto a presença humana é fortemente visível. As paisagens que ele registra trazem como protagonistas, marcas da intervenção do homem.
Ele diz que suas imagens não pretendem criticar, apenas sugerir. Ao ver seu projeto "Dubailand", (do qual pertencem as fotos postadas) fiquei completamente instigada. Já havia visto algumas imagens de Dubai e a idéia que tinha era a de uma cidade de que não pára se ser construída e preenchida por uma arquitetura ultra moderna. Mas essas imagens desmontaram completamente esse esquema. Fiquei imaginando que "Dubailand" pode ser uma maquete do que será o mundo, um grande parque de atrações, um universo artificialmente construído para realizar os desejos de uma sociedade entorpecida de prazeres.
Se também entrou nessa e quer seguir viagem, entra no site: http://www.aleixplademunt.com onde está este e outros projetos curiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário