terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Elegância caseira

Será que enquanto o cavalo galopa, em algum momento ele tira as quatro patas do chão? Encarregado de esclarecer esta dúvida, o fotógrafo inglês Muybridge iniciou seus primeiros experimentos fotográficos para capturar imagens "congeladas" que o olho não é capaz de ver. A pergunta teve resposta: sim, o cavalo sai do chão com as quatro patas ao mesmo tempo quando galopa! Mas os estudos sobre o movimento viraram uma obsessão para Muybridge. Como produto dessa investigação, nasceu em 1879, o zoopraxiscópio, tataravô do stop motion, que projetava imagens em discos giratórios em sucessão rápida causando impressão de movimento.
Hoje, a tecnologia permite transformar quase toda imaginação em imagem, mas a elegância caseira de uma série de fotografias em sequência apresentadas em movimento é indiscutível (falo aqui do tataraneto stop motion). Hum, será que abusei da autoridade concluindo de forma unilateral? Pode ser coisa de apaixonados.
Pra deixar em aberto a discussão, posto o clip da música "Her morning elegance" dirigido pelo próprio cantor Oren Lavie e realizado em stop motion. É uma espécie de sonho confundido com realidade, uma poesia surreal feita de forma quase artesanal.

primeiros experimentos de Muybridge


video em stop motion das fotografias de Muybridge


clip em stop motion da música "Her morning elegance" de Orien Lavie

Um comentário:

  1. em uma viagem filosófica à teoria do conhecimento, mais uma vez se comprova que o mundo é movido pelas perguntas (o cavalo tira as 4 patas do chão??) e não pelas respostas! neh?! rs.

    o videoziho "hora do café" teve inspiração aqui?

    mto massa o blog!
    m.jr.

    ResponderExcluir