sexta-feira, 17 de junho de 2011

Paloma al aire

Paralelamente ao Photo España, acontece o Festival Off PHE que traz mais exposições à cidade de Madri, tornando-a ainda mais atrativa àqueles que se interessam pela arte fotográfica.
Quem estiver por lá e quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura espanhola por meio de seus rituais mais excêntricos, não pode perder a exposição Paloma al aire (que está na programação do Off PHE) do irreverente fotógrafo espanhol Ricardo Cases. Seus projetos se orientam rumo às expressões do folclore contemporâneo e são sempre movidos por uma busca pela verdade do povo espanhol, entendido por ele como interiorano, mas obrigado a viver na cidade e conviver com a modernidade. Seus olhos miram sempre o cotidiano. "Penso que o mais interessante se esconde atrás da escada do meu vizinho" diz ele. Mais que o aspecto documental e social, lhe interessam as pulsações sinceras que batem sob a superfície banal, kitsch e pouco glamurosa da Espanha contemporânea.





Fotografias de Ricardo Cases

Paloma al aire, projeto que dá origem ao seu 3º livro, retrata um tema um tanto incomum, a prática da colombofilia (cria e adestramento de pombos) esportiva. O jogo consiste em soltar um pombo fêmea em meio a dezenas de pombos machos que irão competir por ela. O pombo vencedor é aquele que conseguir ficar mais tempo ao lado da fêmea, ou seja, o que tiver mais persistência e instinto reprodutor, o mais macho. Criar um pombo campeão supõe prestígio. Pintado com combinações de cores igual a uma bandeira ou um time de futebol, o pombo criado e treinado se converte numa projeção do "palomista", numa espécie de vida paralela. No texto de apresentação da mostra, o realizador Luiz Lopez Navarro explica: "O reduzido mundo da colombofilia constitui um modelo que reproduz toda uma visão de vida. Sem que os "palomistas" sejam conscientes, sua atividade põe em jogo elementos como sexo, jogo, competição, ilusão, triunfo e fracasso."

Paloma al aire
Fotografias de Ricardo Cases
La Fresh Gallery :: Madrid :: España
16.06.11 até 22.07.11

O livro pode ser comprado pelo site da editora e distribuidora Dalpine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário