segunda-feira, 20 de junho de 2011

Concurso promovido pela Lomography leva Jorge Sato a Viena

A Lomografia difundiu-se no universo fotográfico como uma ferramenta para criar imagens de forma experimental utilizando os antigos recursos analógicos. Ela caiu como uma luva para atender a demanda por essa liberdade criativa, que dispensa a preocupação com técnicas ou teorias. Apesar da maior parte do seu público ser amador, muitos fotógrafos profissionais também se divertem com a variedade de câmeras e as distintas maneiras de fotografar que elas oferecem.

É o caso do fotógrafo Jorge Sato, que começou a fotografar com filme por influência do consagrado fotógrafo Cláudio Edinger de quem foi assistente. Diz que depois de descobrir a beleza do grão, já não consegue voltar atrás. Para seus projetos autorias, Sato usa câmeras de médio-formato, mas não sai de casa sem uma lomo e diz que fotografar com lomo não é apenas sair clicando sem pensar. Ao fazer múltiplas exposições, normalmente imagina como a imagem vai ficar. Mas assume que é impossível saber exatamente qual será o resultado. Além de fotos pessoais, ele oferece comercialmente esse serviço, fazendo ensaios divertidos e ousados.

Tanto fez e experimentou que ganhou o concurso "Shoot your Prophecy" promovido pela Lomography. Como prêmio, está partindo em alguns dias pra Viena para conhecer a sede da empresa. Boa viagem Jorge!

Abaixo algumas de suas imagens "lomográficas".



Fotografias de Jorge Sato

Aproveito o post para mostrar algumas imagens do ensaio de Jorge sobre as obras de Niemeyer. Nelas prevalecem a extrema perfeição técnica. Acho que variar entre a busca pela imagem perfeita e a experimentação é a maneira que ele encontrou de nunca se entediar com uma câmera na mão.






The Wonders of Niemeyer / fotografias de Jorge Sato

Nenhum comentário:

Postar um comentário